Prefeitura reúne quase 800 corredores em corrida ‘Manaus pela Paz no Trânsito’



Aproximadamente 800 atletas participaram da 6ª corrida “Manaus pela Paz no Trânsito”, na manhã deste domingo, 24/9, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, como parte do encerramento da programação, lançada pela Prefeitura de Manaus, para a Semana Nacional do Trânsito, comemorada em todo o Brasil, no período de 18 a 25 de setembro. A competição foi organizada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

“Finalizamos a Semana Nacional do Trânsito com uma corrida bem-sucedida. A cidade enfrenta acidentes por imprudência, excesso de velocidade e distrações, como uso de celular ao dirigir. Motociclistas que cometem infrações também aumentam os riscos. A solução depende da responsabilidade de cada motorista”, destacou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

A prova teve início, pontualmente, às 6h, e teve um percurso de 5 quilômetros. Um dos destaques da prova foi a participante Carol Oliveira, que realizou o percurso empurrando um carrinho de bebê, levando o filho Miguel, de 11 meses.

“Eu tenho visto, diariamente, como tem aumentado a quantidade de acidentes diários, isso tem preocupado muito a gente. E, essa corrida para mim é para promover a paz no trânsito e não apenas mais um número de participação. Então, quanto mais a gente propagar a paz no trânsito é melhor. Devemos adotar todas as formas possíveis de preservar vidas”, disse.

A agente de trânsito Fabiane Nogueira, 1ª colocada na categoria Servidores/Feminino, mostrou que, além de cuidar da saúde, ela também promove o trânsito seguro. “Desejamos promover, intensificar a segurança e harmonia no trânsito para todos”, colaborou.

O IMMU encerra a programação da Semana Nacional de Trânsito com mais de 20 atividades realizadas para diversos segmentos da sociedade, incluindo escolas, empresas do Distrito Industrial, empresas privadas, servidores públicos e entidades sem fins lucrativos. A finalidade de cada ação apresentada é promover trânsito seguro e trabalhar na prevenção de acidentes.


Operação para coibir passagem de veículos por canteiro central é realizada pela prefeitura



Passar com veículo em cima do canteiro central, seja com motocicleta ou carros, é considerada ação gravíssima e acarreta multa de R$ 880, além de acumular sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com foco nesta irregularidade, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou nesta sexta-feira, 22/9, uma operação em todas as zonas da cidade para coibir esta prática que pode gerar graves acidentes de trânsito.

Um dos pontos fiscalizados foi a avenida Torquato Tapajós, próximo a entrada da comunidade São Pedro. No local, motocicletas também foram abordadas e dois veículos foram apreendidos por estarem em situação irregular. No total foram aplicadas 57 autuações nesta sexta-feira. O ponto fiscalizado é, geralmente, alvo de operações do Instituto que já recebeu denúncias de motocicletas que insistem a dividir o espaço na faixa de pedestres.

O empresário João Pedro Leite, de 26 anos, é morador do local e, ao ver a operação, fez questão de cumprimentar a equipe de agentes de trânsito. “Não só acho esta ação apenas importante, mas considero uma necessidade aqui na área. Por esta avenida trafegam ônibus e caminhões, são veículos que representam um perigo caso alguém caia no meio da rua ao disputar o espaço com motocicletas. Infelizmente, muita gente pensa que a faixa de pedestre é retorno, mas isto é uma falta de respeito com a população que atravessa a rua neste local”, desabafou João Pedro Leite.

O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, acompanhou a operação e destacou a operação para coibir o trânsito de veículos pelo canteiro central. “Temos um mapeamento onde este tipo de irregularidade costuma acontecer e estamos com ações nestes locais. O grande objetivo é garantir a segurança viária porque fazer este tipo de manobra coloca em risco a população. Fazer esta infração é também uma falta de empatia com o próximo, uma vez que também temos crianças e idosos usando a faixa de pedestre”, frisou.

A operação também ocorreu em outros pontos da cidade como as avenidas Autaz Mirim, na zona leste; Ephigênio Salles, Constantino Nery e André Araújo, na zona Centro-Sul; Silves, zona Sul; e ainda na avenida Coronel Teixeira, na zona Oeste.


Obra para implantação de rede de esgoto irá interditar rua do conjunto Vieiralves em Manaus



A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizará, na próxima segunda-feira, 25/9, interdição temporária da rua Javari, no trecho entre a avenida João Valério e a rua Rio Eiru, no conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. A medida se faz necessária para que a Águas de Manaus possa instalar tubulações de esgoto ao longo da via. A obra terá duração até o dia 5/10 e apenas os moradores terão permissão para acessar os locais.

A interdição visa garantir a segurança dos trabalhadores e dos moradores da região. Durante o período de obras, serão instaladas sinalizações para orientar os condutores de veículos sobre desvios e rotas alternativas. O IMMU recomenda que se evite a área e opte-se por vias alternativas, reduzindo assim possíveis congestionamentos.

Os agentes de trânsito da Prefeitura de Manaus estarão monitorando o local para que não haja acidentes no trecho interditado e que os motoristas possam receber orientações.


Página Anterior Próxima Página

Voltar para Página Principal