Prefeitura atua para coibir circulação de veículos pesados que estão irregulares em Manaus



Veículos pesados são alvo de fiscalização da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), nesta terça-feira, 31/1, durante a operação “Carga Pesada”. A ação teve por objetivo fiscalizar as condições dos veículos e documentação exigida pela legislação.

A operação integrada contou com apoio do Batalhão de Trânsito (BPTran) e do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), e ocorreu na avenida Autaz Mirim, zona Leste de Manaus. Ao todo, foram abordados 227 veículos, o que resultou em 37 autuações e mais três veículos removidos.

Segundo o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, as fiscalizações continuam visando maior segurança no trânsito da capital.

“A avenida Autaz Mirim é uma das principais vias de ligação com o Distrito Industrial e o nosso objetivo é fiscalizar, de forma integrada, toda e qualquer irregularidade com estes veículos que passam por aqui. O objetivo é tirar de circulação todos os veículos sem condições de tráfego e encaminhar ao parqueamento, de onde apenas sairão totalmente legalizados”, destacou Ventilari.

— — —

Texto – Álisson Castro / IMMU

Foto – Karollyne Silva / IMMU


IMMU altera sentido de circulação em vias do bairro Cidade Nova



A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), vai alterar na próxima sexta-feira, 3/2, o sentido de circulação das ruas A-4, no trecho entre a avenida Governador José Lindoso (das Torres) até a avenida Coletora, no bairro Cidade Nova, zona Norte. A mudança de circulação é necessária para extinguir a saída perigosa dos veículos provenientes da rua A-4 para a avenida das Torres, no retorno, em direção ao bairro do Coroado.

“Nossa equipe de engenharia analisou que essas vias em sentido duplo de circulação estavam realizando manobras com perigo para acessar a avenida das Torres. A mudança será aplicada a partir desta sexta-feira, e vamos orientar os motoristas sobre as alterações”, informou Uarodi Guedes, diretor de engenharia do IMMU.

Para regulamentar a mudança nas vias, as equipes aplicaram sinalização horizontal de linha de retenção, pintura de legenda PARE, setas direcionais e placa vertical de regulamentação do sentido de circulação da via.

Os agentes estarão no local para orientar os condutores de veículos sobre a mudança no itinerário e opções de circulação na via. Com a nova regulamentação de sentido de circulação, os motoristas que trafegarem na contramão estarão cometendo infração gravíssima, com perda de sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47.

– — —

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Foto – Divulgação / IMMU


Prefeitura de Manaus fiscaliza caminhões na avenida Ephigênio Sales



Veículos pesados que trafegam pela avenida Ephigênio Salles, na zona Centro-Sul, foram fiscalizados, nesta sexta-feira, 27/1, por equipes de agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). O objetivo da Prefeitura de Manaus foi coibir os veículos que transitam pela pista esquerda da avenida, o que configura irregularidade de trânsito. Durante a fiscalização foram realizadas 65 autuações.

O chefe de Divisão Centro-Sul do IMMU, Roosevelt Farias, explicou o motivo da fiscalização. “Manter os veículos na faixa da direita favorece a fluidez do trânsito no local, além de ser uma maneira de ordenar o tráfego, garantindo trânsito seguro para pedestres e condutores de veículos de menor porte”, frisou.

Além da atuação na avenida Ephigênio Salles, o IMMU também realiza, frequentemente, fiscalizações quanto à Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC), criada pela Prefeitura de Manaus para dar mais segurança viária, por meio de regras que determinam horários para o tráfego de veículos de grande porte em algumas áreas da cidade.

Texto – Álisson Castro / IMMU
Fotos – Divulgação / IMMU


Próxima Página

Voltar para Página Principal