Prefeitura realiza fiscalização para ordenar trânsito na rodoviária de Manaus



Com o objetivo de garantir o cumprimento das normas de trânsito e a segurança da população, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou uma operação de fiscalização na rodoviária de Manaus, localizada na zona Centro-Sul.

Durante a operação, foi identificada uma série de infrações cometidas por motoristas de ônibus. Seis veículos foram autuados em flagrante por transgredirem as normas de estacionamentos permitidos e que comprometem a segurança no trânsito. A ação foi direcionada para a área de estacionamento, com os ônibus que estavam no local.

"Esta operação reforça nosso compromisso com a segurança no trânsito em Manaus, garantindo que a regra seja respeitada por todos. A faixa de pedestre é para pedestres, a calçada é para pedestres e a atenção ao dirigir deve ser total. Infringir essas normas não só resulta em penalidades para os motoristas, mas também coloca em risco a segurança de todos os usuários das vias”, disse Alexandre Frederico, vice-presidente de Transportes do IMMU.

Três dessas infrações foram por veículos estacionados sobre a faixa de pedestre, durante o embarque e desembarque de passageiros. Essa infração é considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, porque coloca em risco a vida do pedestre. Dois ônibus foram flagrados estacionados a mais de um metro da guia da calçada, enquanto realizavam o embarque/desembarque. Essa infração, além de ser contra as normas de trânsito, dificulta a mobilidade de outros veículos e pode causar acidentes.

Essa operação faz parte de uma série de ações tomadas pela prefeitura, para melhorar a segurança e a eficiência do transporte público na cidade. Ações que reforçam a importância de se respeitar as normas de trânsito, tanto para a segurança dos passageiros dos ônibus quanto para os demais usuários da via, incluindo motoristas e pedestres.

“Continuaremos a fiscalizar rigorosamente e a tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança no nosso sistema de transporte público", finalizou Alexandre.

------

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU


Prefeitura participa do ‘Câmara Cidadã’ com serviço de emissão de cartões gratuitos à população



A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), juntamente com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), irá participar do projeto “Câmara Cidadã”, nesta quarta e quinta-feira, 31/5 e 1º/6, das 8h às 18h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na avenida Silves, bairro Distrito Industrial 1 – antiga bola da Suframa.

Na ação, serão oferecidos serviços gratuitos à população, como a emissão de cartão PassaFácil para todas as modalidades: estudantil, comum e vale-transporte, primeiras e demais vias.

O projeto “PassaFácil Aqui”, que deu o nome ao ônibus de serviços do sindicato, foi pensado para levar atendimentos itinerantes aos cidadãos, como a emissão de cartão, que visa também facilitar o acesso ao sistema de transporte público, eliminando a necessidade de utilizar dinheiro em espécie e permitindo a utilização de ônibus em Manaus, de forma mais ágil e segura, com a praticidade da recarga on-line.

Os usuários que desejarem emitir o cartão PassaFácil deverão ter em mãos documentos de RG e CPF. Além desse, outros serviços como emissão de 2ª via de RG, cadastro de empregos, carteira digital de trabalho, inscrições para cursos profissionalizantes e corte de cabelo estarão disponíveis no evento. Ao todo, serão disponibilizados mais de cem tipos de facilidades para a população.

-- -- --

Texto – Divulgação/IMMU

Foto – Divulgação


Prefeitura faz operação para coibir irregularidades em micro-ônibus alternativos



Em mais uma operação para regularizar o transporte na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), apreendeu, nesta terça-feira, 30/5, um micro-ônibus, do modal alternativo, em que o motorista fazia serviços de transporte sem habilitação, na avenida Autaz Mirim, zona Leste.

Durante a ação, fiscais de transporte do IMMU abordaram 60 veículos do sistema alternativo, verificaram documentação, além dos estados de segurança e de conservação dos micro-ônibus. A atividade teve o apoio do Comando de Policiamento de Área (CPA) Leste, que disponibilizou policiais militares para acompanhar a operação do IMMU.

O veículo apreendido foi encaminhado ao parqueamento terceirizado da Prefeitura de Manaus e será liberado após pagamento de multas devidas e diárias.

O diretor de Transportes do IMMU, Edinaldo Castro, frisou que as operações serão estendidas a outras zonas da capital. “O objetivo da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, é tornar o transporte mais seguro para os usuários desses modais. Por isso, o instituto irá continuar as operações em todas as áreas da capital”, destacou o diretor de Transporte.

A prefeitura disponibiliza aos usuários o Serviço de Atendimento à Comunidade (SAC), para quem deseja realizar reclamações ou tirar dúvidas, o número é 118.

-- -- --

Texto - Álisson Castro/IMMU

Fotos - Divulgação/IMMU


Próxima Página

Voltar para Página Principal