Prefeito David Almeida entrega mais 45 novos ônibus para renovar frota manauara



Como parte do plano de renovação da frota de coletivos urbanos, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, na manhã desta quinta-feira, 29/9, mais 45 novos ônibus, para compor a frota de transporte da cidade. Os novos ônibus já serão incorporados à frota em circulação, oferecendo mais comodidade aos usuários.

“Serão 45 novos ônibus que ainda hoje estarão na garagem, para, a partir de amanhã, estarem à disposição da população. Dessa forma, nós chegamos até esse momento a 191 ônibus e nós temos mais 25 sendo fabricados e ao final do ano serão mais de 220 ônibus entregues na nossa gestão, no transporte coletivo da cidade de Manaus. Nossa meta é ultrapassar, nos quatro anos, mais de 400 ônibus, tornando essa frota uma das mais novas no Brasil. Estamos fazendo os investimentos necessários no transporte coletivo e continuaremos modernizando as frotas”, disse Almeida.

Desde o início desta gestão, já foram entregues 147 novos ônibus à população, um compromisso do prefeito David Almeida que garantiu renovar ao menos a metade da frota até o final de sua gestão. Com a medida, a Prefeitura de Manaus passa a oferecer mais comodidade e segurança aos usuários do sistema.

“Nós estamos investindo e modificando a vida da nossa cidade. Esses ônibus com ar-condicionado têm manutenção diária, são ônibus modernos, a idade média da frota da nossa cidade hoje é 5, 6 anos. Nós temos uma das melhores frotas do Brasil hoje na cidade de Manaus”, pontuou o prefeito.

De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), os veículos entregues são do modelo Padron, convencionais, com ar-condicionado, e outros Padron com dois eixos, além de veículos do modelo Micrão. O diretor- presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, destacou que os novos veículos irão atender todas as zonas da cidade.

“Esses ônibus são de quatro empresas que atendem todas as zonas da cidade, então todas as zonas recebem esses veículos, de modo que toda a população da cidade será beneficiada. Esses ônibus que estão vindo, eles já são de uma geração com ar-condicionado, modelos diferentes, nova tecnologia, desde a direção, o tipo de freio, enfim, todo o sistema do veículo, muito mais moderno e nós vamos continuar avançando”, afirmou.

Os novos ônibus irão compor as frotas das empresas Expresso Coroado, Vega, Líder e São Pedro, que atendem diversas zonas da cidade de Manaus.

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Assessoria / IMMU
Fotos – João Viana / Semcom


IMMU leva atividades sobre trânsito para alunos do ensino fundamental



A Prefeitura de Manaus, por meio do setor de Educação do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou na manhã desta quarta-feira, 28/9, o projeto “Trânsito na Escola”, com objetivo de apresentar aos alunos a importância de respeitar as normas e condutas de trânsito, ainda que eles não dirijam. As atividades foram de forma “temática” e “lúdica”, para despertar a curiosidade dos alunos no período de ensino-aprendizagem. A ação aconteceu na escola Idaam, na unidade Morada do Sol, localizada no bairro Aleixo, zona Centro-Sul.

“É preciso destacar que vivenciando essas situações, a criança cresça e adquira uma conscientização, gerando assim a prevenção, o respeito da promoção de um trânsito mais seguro, por meio desses projetos eles podem agir como agentes educativos em suas famílias”, disse a chefe do setor de Educação do IMMU, Hanara Souza.

O programa prevê que as crianças tenham conhecimento das normas de trânsito de forma interativa, identificando os principais motivos de acidentes, as cores dos semáforos e faixa de pedestres. Durante as atividades, as crianças ainda puderam ter acesso aos jogos de memorização que foram produzidos pela equipe de educação do IMMU.

O projeto foi idealizado pela Prefeitura de Manaus com o objetivo de ensinar e conscientizar os alunos sobre um trânsito seguro para crianças e adolescentes, que serão futuros condutores.

“Nós queremos mostrar de uma forma bem prática e didática para as crianças a importância e os cuidados que devemos ter no trânsito em nossa comunidade e também dentro da zona urbana. E o que eles estão aprendendo agora poderão replicar para os pais e amigos”, enfatizou a educadora de Trânsito do IMMU, Rineida Liege.

Texto – Marcelo Lima / IMMU
Fotos – Divulgação / IMMU


Prefeitura de Manaus faz ações de prevenção ao suicídio com servidores do IMMU



Em meio às ações da campanha “Setembro Amarelo”, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta terça-feira, 27/9, uma ação alusiva à campanha deste mês de conscientização sobre transtornos mentais e prevenção ao suicídio, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Adrianópolis, zona Centro-sul da capital. As atividades continuam até quinta-feira, 29.

No local, o Serviço Social do IMMU conversou com servidores do CCC e ofereceu triagem de enfermagem, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, além de ter uma conversa sobre saúde com os servidores que tiveram acesso aos serviços. Ainda participaram da ação, trabalhadores da Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entre outros. As atividades ainda contam com apoio do curso de Enfermagem, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).


Durante o mês de setembro, o setor de Serviço Social levou a campanha para todas as bases do IMMU. A chefe do setor de Serviço Social do órgão, Eneyde Oliveira, falou sobre a campanha de prevenção ao suicídio. “Trata-se de uma campanha de prevenção ao suicídio, que iniciou em 1994, e no Brasil, começou a ser divulgada em 2014. Temos realizado ações junto às equipes de enfermagem, psicólogos, entre outros profissionais, para falarmos sobre o assunto, além de indícios de alertas para que os profissionais fiquem atentos uns com os outros para poder ajudar os colegas”, frisou Eneyde.

Nesta quarta-feira, 28, as equipes estarão atuando na Base Leste do IMMU, no Terminal de Integração 5, na avenida Autaz Mirim, bairro São José 1, oferecendo os serviços da campanha “Setembro Amarelo”.

Texto – Álisson Castro / IMMU
Fotos – Divulgação / IMMU


Próxima Página

Voltar para Página Principal